O sistema de Iluminação de Emergência é um requisito e sempre estará presente em projetos de empresas de engenharia para o combate ao fogo e pânico, pois, durante a evacuação, um sistema de iluminação de emergência é essencial para guiar as pessoas e não deixar que elas entrem em pânico.
O recurso que é mais comum em prédios, condomínios, escritórios e estabelecimentos comerciais, não serve somente para auxiliar as pessoas quando há falta de energia comum no ambiente, mas também em caso de incêndios e outros problemas graves. As luzes de emergência também devem seguir o padrão da norma NBR 10.898 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Existem dois tipos básicos de Iluminação de Emergência:
a) ILUMINAÇÃO DE AMBIENTE OU DE ACLARAMENTO:
Iluminação com intensidade suficiente para garantir a saída segura de todas as pessoas do local em caso de emergência.
- * É obrigatória em todos os locais das rotas de saída e em locais de alto risco de acidentes.
- * Permitir o reconhecimento de obstáculos que possam dificultar a circulação das pessoas.
b) ILUMINAÇÃO PARA SINALIZAÇÃO OU DE BALIZAMENTO:
Iluminação com símbolos e/ou letras que indicam a rota de saída que pode ser utilizada neste momento.
- * Deve assinalar todas as mudanças de direção, obstáculos, saídas, escadas, etc.
Cada sistema desse possui funções específicas. Mas quais são os tipos de sistemas usados nas edificações?
São 04 tipos de sistemas:
1) Conjunto de BLOCOS AUTÔNOMOS: são equipamento constituídos em um único invólucro, contendo uma fonte de luz instantânea com desempenho que atenda os requisitos. Ou seja, são as famosas LUMINÁRIAS DE EMERGÊNCIA.
2) Sistema centralizado com BATERIAS RECARREGÁVEIS: as baterias garantem a autonomia do sistema de iluminação de emergência.
3) Sistema centralizado com grupo MOTOGERADOR com arranque automático: o gerador é responsável pelo sistema de iluminação de emergência.
4) Equipamentos de ILUMINAÇÃO PORTÁTEIS: não podem ser usados como iluminação de aclaramento ou balizamento. Este sistema é composto basicamente por lanternas situadas em locais demarcados e que podem ser usadas em caso de pânico.
Por isso a instalação de sistema de iluminação de emergência é um dos fatores que são analisados durante a análise do Corpo de Bombeiros.E, caso esse procedimento esteja em situações precária, não é emitido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB.
Por essa razão, é essencial contratar uma instituição de projetos que efetua a instalação com qualidade e que tenha plenos conhecimentos na área como a RAMFEJ, Consulte-nos.
Entre em contato conosco