Bem vindo a Ramfej | Sistema de combate a incêndio Telefones de contato: (19) 3604-7311 - (11) 2910-1417

NOTÍCIAS RAMFEJ SOLUÇÕES CONTRA INCÊNDIO

Espuma de combate a incêndio

Espuma de Combate a Incêndio

A espuma de combate a incêndio é ideal para incêndios classe B (líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis), já que age primariamente por abafamento e depois por resfriamento. Além disso, ela dificulta a re-ignição. Também é eficiente para incêndios classe A.

A espuma de combate a incêndio é uma massa estável que conta com pequenas bolhas de ar, com densidade mais baixa do que gasolina, óleo ou até mesmo a água. Essa espuma é formada por: LGE (líquido gerador de espuma), ar e água. A solução de espuma é formada pela água e LGE proporcionado (dosado) AFFF / ARC, normalmente nas taxas de 1%,3% ou 6%. Está solução quando misturada com o ar aspirado produz a espuma que flui sobre as superfícies dos combustíveis.

Como funciona Espuma de Combate a Incêndio?

A espuma permite o combate a incêndios de líquidos inflamáveis ou combustíveis de 4 maneiras:

  1. Exclui o ar dos vapores inflamáveis;
  2. Elimina os vapores da superfície do combustível;
  3. Separa a chama das superfícies combustíveis;
  4. Resfria a superfície combustível e as superfícies em volta.

Os Sistemas de Supressão por Espuma são devem estar em conformidade com as NFPA 11 ,NFPA 13, NFPA 16 ,NFPA 30, NFPA 409, NFPA 418

Taxa de expansão

É a proporção final de espuma produzida a partir de um volume de solução de espuma depois de expandida por um gerador de espuma. A NFPA classifica os concentrados de espuma em 3 tipos de taxa de expansão:

  1. BAIXA EXPANSÃO – Taxa de expansão até 20:1. Espuma para líquidos inflamáveis. Esse tipo de espuma provou ser uma solução eficiente para controle e extinção de incêndios causados por líquidos inflamáveis de classe B. Também é utilizada com sucesso nos incêndios classe A, onde o resfriamento e o efeito penetrante da solução da espuma são importantes.
  2. MÉDIA EXPANSÃO – Taxa de expansão de 20:1 a 200:1. Espumas de média expansão podem ser usadas para abafar a vaporização de químicos perigosos. A espuma com expansão entre 30:1 e 55:1 produz uma cobertura perfeita para o vapor mitigante ou químico altamente reativos quando em contato com água e orgânicos de baixa fervura.
  3. ALTA EXPANSÃO – Taxa de expansão acima de 200:1. Espumas de alta expansão são utilizadas para incêndios em espaços confinados. É um tipo de espuma sintética, detergente, utilizada em espaços fechados como porões, minas e navios. A aplicação deve ser feita utilizando-se de um gerador de espuma adequado.

espuma de combate a incêndio

Vantagens do uso da espuma:

  • Abafamento: O combustível é isolado do comburente
  • Confina o incêndio: A espuma faz com que o incêndio seja extinto por partes, mantendo a proteção e reduzindo a área em chamas
  • Contorna obstáculos: Por causa de sua fluidez, a espuma contorna mais facilmente os possíveis obstáculos
  • Resfriamento: Por ter pelo menos 94% de água em sua fase líquida, atua também resfriando a superfície do combustível e os sólidos próximos.

Conheça os Serviços Prestados pela Ramfej Engenharia de Incêndio.
Somos membros e possuímos Certificação Técnica pela NFPA, CREA e ABNT.

Siga também nosso Facebook

facebook-Ramfej

  • Integrador
  • Ramfej Integrador Bosch
  • Ramfej Honeywell
  • Ramfej Integrador Morley IAS