Sistema de Sprinklers – O que é?

Sprinklers

O Sistema de Sprinklers são os Chuveiros Automáticos, e é uma medida de proteção contra incêndio automatizada, possuindo função de extinção ou controle de incêndio. O qual consiste em um sistema de tubulações interligadas e alimentado automaticamente por uma fonte de abastecimento de água. Chuveiros automáticos do sistema devem ser adequadamente distribuídos e interligados a rede Hidráulica.

Chuveiros Automáticos – Sprinklers

Os Sprinklers possuem elemento termo sensível com temperatura fixa de operação que quando atingida é liberada a passagem de água
O Sistema é composto por tubulações, válvulas de controle e Governo e Alarme (VGA), reservatório de água, bombas e chuveiro.
Existem diversos tipos de bico com suas particularidades, em sua maioria variando a vazão de água que será usada no combate, sendo os mais comuns:

– Resposta Padrão – Standard

– Resposta Rápida

– ESFR – Chuveiro Automático de Resposta e Supressão Rápida

– CMDA – Modo de Controle de Área Densidade

O Sistema de Sprinklers devem ser dimensionados através de cálculo hidráulico e especificados de acordo com Normas Técnicas nacionais ( ABNT) e internacionais, sendo os principais órgãos a NFPA– National Fire Protection Assotiation e a FM Global, estas entidades determinam parâmetros para elaboração de projetos e execução dos sistemas de Chuveiros Automáticos, os quais são usados como referência em todo o mundo.

Válvulas de Governo e Alarme – VGA

As Válvulas de Governo e Alarme são projetadas para os Sistemas de Sprinklers controlar o fluxo de água pelos Chuveiros e emitir alertas quando ocorrer o seu acionamento.
O conjunto da VGA é composto por válvula seccionadora, válvula de retenção, sistema de alarme de fluxo, manômetros, drenos e acessórios, instalado em cada coluna de alimentação (riser) de um sistema de chuveiros automáticos.

Somos membros e possuímos Certificação Técnica pela NFPA, CREA e ABNT.

Conheça os Serviços Prestados pela Ramfej Engenharia de Incêndio.

Entre em contato conosco

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *