Bem vindo a Ramfej | Sistema de combate a incêndio Telefones de contato: (19) 3604-7311 - (11) 2910-1417

NOTÍCIAS RAMFEJ SOLUÇÕES CONTRA INCÊNDIO

Risco de Incêndio em Apartamentos

Risco de Incêndio em Apartamentos

Os acidentes domésticos são muito mais frequentes do que se imagina, ainda mais os focos de incêndio que surgem de um pequeno descuido.

Grande parte dos incêndios domésticos ocorrem na cozinha, por esquecimento de algum equipamento ligado como, por exemplo, uma simples cafeteira com água fervente.

Além disso, instalações elétricas inadequadas também são protagonistas no grande histórico de incêndio em residências.

COMO PROCEDER EM CASO DE INCÊNDIO NO APARTAMENTO OU INSTALAÇÕES DO PRÉDIO

O principal cuidado a ser adotado em situações de incêndio de grandes proporções em instalações prediais é acionar o serviço de combate a incêndio e jamais utilizar os elevadores para abandonar o local. 

No entanto, caso o foco de incêndio esteja no início ou tenha dominado uma pequena região da área condominial ou da residência, como a cozinha, os extintores são os melhores aliados no combate dos primeiros indícios de incêndio.

Existem diversos tipos de extintores: de dióxido de carbono, de água e de pó químico, mas nessas condições recomenda-se o uso do extintor universal, que é capaz de conter pequenos focos e apresenta peso ideal para manipulação em ambiente doméstico.

Em nenhuma hipótese deve ser utilizada água no combate de focos causados por materiais densos como óleos ou combustíveis, nem originados por pane elétrica, uma vez que a água é um excelente condutor de eletricidade e contribui significativamente para o agravamento da situação.

Focos de incêndio

Os focos de incêndio apresentam maior risco especialmente em apartamentos, devido à limitação de espaço e alta probabilidade de alastramento para apartamentos vizinhos, e em casos críticos podem comprometer toda a edificação.

Por isso, é de extrema importância que ainda na fase de construção do condomínio seja realizado o projeto de proteção para implantação de um sistema de proteção contra incêndio por equipe devidamente capacitada.

Por meio desse projeto é possível determinar de acordo com as normas e legislação vigentes qual o sistema de combate a incêndio mais adequado para cada tipo de instalação conforme os riscos evidentes.

Tomadas todas essas medidas, é necessário realizar uma vistoria pelo Corpo de Bombeiros, para inspecionar os equipamentos de combate a incêndio e histórico de acidentes, assim como os aspectos estruturais, técnicos e organizacionais que garantam a segurança do prédio contra incêndios e perfeitas condições de evacuação da área em situações de pânico, uma vez que as medidas de segurança contra incêndio não se limitam à instalação de extintores e hidrantes.

Conheça os Serviços Prestados pela Ramfej Engenharia de Incêndio.
Somos membros e possuímos Certificação Técnica pela NFPA, CREA e ABNT.

Siga também nosso Facebook

facebook-Ramfej

  • Integrador
  • Ramfej Integrador Bosch
  • Ramfej Honeywell
  • Ramfej Integrador Morley IAS